quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Sob o Sol da Toscana

Hoje fomos à tradicional Feira do Livro de Porto Alegre (em sua 54º edição). Confesso que grande parte da poesia deste evento é passear por entre as bancas, olhando as cestas de livros em promoção. Lá podemos encontrar livros tradicionais como O morro dos ventos uivantes numa impressão única: brochura de cabeça pra baixo, assim como também encontramos tratados poéticos como os da Bruna Surfistinha (who?!). Ano passado encontrei ótimos livros de contos da oficina literária de uma universidade local. Esse ano consegui sair ilesa (por enquanto) destas promoções, mas acabei me deparando com a L&PM... ó vida.

Quando tem um livro,sabemos qual comprar. Quando tem vários, a dúvida mata.

Acabei optando por Sob o sol da Toscana por ter ouvido críticas muito boas sobre o filme que não consegui assitir no cinema.


Resenha

Fances Mayes, exímia narradora de viagens e amante da gastronomia, nos apresenta o incrível mundo que descobriu quando comprou e reformou uma casa de campo abandonada no interior da Toscana. Com uma linguagem sensual e evocativa, ela faz com que o leitor a acompanhe à medida que vai descobrindo a beleza e a simplicidade da vida na Itália. Seguindo a tradição de turistas famosos em visita à Toscana, ela refaz passeios de D.H. Lawrence e Henry James, e consulta o poeta Virgílio. Tão talentosa na cozinha quanto ao escrever sobre vinhos e culinária, Mayes também cria dezenas de deliciosas receitas sazonais, todas elas incluídas no livro.


Ao fazer pela Toscana o que M.F.K. Fischer e Peter Mayle fizeram pela Provence, Mayes fala das singularidades e prazeres de um país estrangeiro com entusiasmo e paixão. Uma enaltação da extraordinária qualidade de vida da região, Sob o sol da Toscana é um banquete para todos os sentidos, e como tal foi consagrado nas listas de mais vendidos de todo o mundo e adaptado com enorme sucesso para o cinema.

Fica aqui a dica!

[]´s

Dani

Nenhum comentário: