segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cuidados no inverno

Apesar de adorar o inverno, essa é uma época do ano em que passo mais tempo fungando do que não-fungando. Esses dias eu li que quem tem bronquite, asma ou rinite geralmente tem maior intolerância ao inverno, porque nesses casos, a pele já é geneticamente mais seca, podendo causar coceiras, dermatites de contato alérgicas e infecções viróticas.
Pesquisar sobre um assunto na internet é a mesma coisa que ler bula de remédio: quanto mais se lê, mais doenças se descobre.
Como no meu caso a porta de entrada é a Rinite, deixo aqui algumas informações para quem, assim como eu, também sofre no inverno:
O que é rinite e quais são os seus sintromas? Existem diferentes “tipos” de rinite?
A rinite ocorre quando há inflamação da mucosa de revestimento do nariz em resposta a um fator agressor. Ela pode ser de origem alérgica ou não alérgica. Na rinite alérgica, existem anticorpos contra Antígenos (agentes agressores protéicos, tipo ácaros, gato, cão, pólens, fungos), e cada vez que o indivíduo entra em contato com tais antígenos ocorre ima interação Ag - Ac com liberação de fatores inflamatórios que ocasionam, uma nflamação alérgica, levando à obstrução nasal, coriza, prurido e espirros, tão característicos desta patologia. Já a rinite não alérgica pode ocorrer devido a agentes irritantes (fumaças, gases tóxicos, pós, químicos, perfumes) que ocasionam irritação direta da mucosa respiratória por serem tóxicos ou lesivos. Quando existe a agressão do tecido nasal por vírus ou bactérias, temos uma rinite infecciosa, onde existe um organismo infectante que foi inoculado via respiratória (contato direto ou via gotículas contaminadas provenientes de outras pessoas infectadas pelo vírus). Existem várias outras causas de rinite, por exemplo a rinite que ocorre em grávidas ou pacientes com hipotireoidismo, ou pelo uso de medicações.
Por que tratar a rinite?
Além de poder estar associada a outras patologias, a rinite pode levar a um comprometimento da qualidade de vida de um indivíduo, diminuindo sua produtividade tanto no trabalho quanto na escola (é comum crianças com rinite apresentarem algum grau de dificuldade na escola), interação social, atrapalhando o sono,o olfato e o paladar, e podendo levar a complicações como a sinusite ou agravar quadros pulmonares, uma vez que fica prejudicada a fase nasal da respiração. A rinite não “mata”, mas pode atrapalhar bastante!
Como deve ser tratada a rinite?
A rinite deve ser tratada de acordo com a sua etiologia, isto é os fatores que a desencadeiam. Um médico Alergista deveria ser consultado para uma avaliação mais aprofundada caso os sintomas sejam persistentes, para melhor investigar a causa e orientar um tratamento específico para cada caso. A utilização indiscriminada de medicações descongestionantes nasais é contra-indicada, uma vez que estas medicações aliviam os sintomas, mas não a causa da rinite.

Informações retiradas do site: http://www.adrianaschmidt.com/faq.html

Bjocas,
Dani

Nenhum comentário: